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Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar

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Posicione o seu negócio digitalmente para que ele se destaque no mercado e esteja sempre à frente do seu tempo

A transformação digital é um fenômeno que vem ganhando espaço no mundo dos negócios, fazendo com que as empresas fiquem cada vez mais competitivas. Mas o que de fato é essa transformação? 

Trata-se de uma profunda mudança em todos os processos internos de uma empresa, partindo do nível técnico e indo até o interpessoal. É pensar na tecnologia e sobre como ela pode modificar a forma com que gestores pensam e orientam o desenvolvimento de projetos para impulsionar e melhorar os resultados. 

Além disso, a transformação digital requer o uso de recursos tecnológicos para otimizar esse desempenho. Isso abrange todos os tamanhos de negócios, sejam pequenos, médios ou de grande porte. Em todos os casos, há a possibilidade de aproveitar oportunidades para beneficiar o seu negócio. 

Ficou curioso sobre o tema? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

 A Ivory pode te ajudar na Transformação Digital da sua empresa, conheça as nossas soluções. 

 

Como fazer parte da transformação digital?

Em primeiro lugar, é preciso entender os principais pilares, aqueles que são básicos, para compreender do que se trata a transformação digital.

Processos operacionais 

Mais do que nunca, a tecnologia deve ser uma aliada. Uma vez que ela serve para otimizar processos com a intenção de aprimorar cada um deles e alcançar melhores resultados. Nesse sentido, análise de vendas, proposta de metas, gestão de estoque e de clientes são alguns setores que podem ser impulsionados com auxílio da tecnologia. 

Além disso, recrutamento, produtividade e retenção de funcionários também podem entrar na transformação digital, significando até mesmo economia e agilidade dos processos. 

Foco no consumidor e na sua experiência

O consumidor é uma das peças-chave para todo negócio. Por isso, deve representar um investimento importante e em frequente aprimoramento. Tudo isso focando para que ele tenha uma experiência única, consiga encontrar, comparar produtos e ser atendido com qualidade. Seja online por chat, site, e-mail, redes sociais, telefone ou pessoalmente. Não é incomum que empresas orientem as suas ações a partir do comportamento do consumidor. 

Modelos de negócios

Você não precisa ser um novo iFood ou Airbnb, por exemplo, mas ter em mente que essas empresas construíram um império a partir da transformação digital e de oportunidades da tecnologia pode dar um gás na motivação. 

O digital é uma oportunidade para impulsionar e favorecer o crescimento da empresa em receita, posição no mercado e relevância. Dessa forma, atividades cada vez mais automatizadas aumentam a assertividade e, quando há erros, eles são facilmente identificados e resolvidos. Tudo isso sem deixar de lado a humanização. 

As instituições de ensino já estão se preparando para a transformação digital, saiba como. 

Como aplicar a transformação digital no seu negócio?

A transformação digital deve ser encarada e aplicada como um processo contínuo, ou seja, em constante aprimoramento. O primeiro passo é analisar o cenário: quais são os principais desafios e oportunidades? O que os seus concorrentes estão fazendo de diferente? Como as principais dores do seu cliente estão sendo resolvidas?

A partir daí, é necessário pensar de forma ágil, engajar a equipe para que as mudanças sejam, de fato, efetivas e pensar em mecanismos práticos e tecnológicos para colocar tudo em prática. Acima de tudo, é deixar de lado o pensamento de empresa tradicional e focar em processos tecnológicos e digitais. 

Em resumo, não existe fórmula mágica. O que existe é uma constante busca por conhecimento e formas de aplicabilidade em cada organização. Confira um passo a passo mais detalhado e prático. 

Busque enxergar as possibilidades

Quanto mais inserida digitalmente a sua empresa estiver, mais diferentes serão as possibilidades que você vai encontrar. Isso quer dizer que é importante fazer planos para o futuro sempre tendo em mente as novas tecnologias e pensando em como elas podem ajudar a alcançar as metas propostas. 

Assim, a empresa vai conseguir criar planos cada vez mais dinâmicos, que vão se moldar às novidades. Para isso, os setores devem unir forças e alinhar as lideranças para definir exatamente onde querem chegar. 

Identificar e investir em iniciativas digitais pertinentes

A transformação digital pode partir de várias iniciativas: data-driven, big data, internet das coisas, marketing digital, automação de marketing, business intelligence etc. O mais importante é conhecer bem o seu negócio, traçar o objetivo e, a partir disso, buscar o caminho que mais combina com você. 

Capital intelectual

Além de investir em tecnologia, o investimento em pessoas faz toda a diferença. Então, incentive também que os colaboradores para que estejam atentos aos novos recursos digitais e consigam se capacitar para utilizá-los, pois o maior ativo de uma empresa é o capital intelectual desses profissionais. 

Seja a voz à frente da mudança

Para que a transformação digital ocorra de fato, ela precisa de voz ativa, ou seja, gestores e líderes têm que, literalmente, pregar a palavra para motivar e gerar resultados juntos aos colaboradores.

Saiba para que serve Big Data e como aplicar na sua empresa

Quais os resultados da transformação digital nas empresas?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de março a junho de 2020, mais de 700 mil empresas fecharam as portas por causa da pandemia. 

Além disso, mais de 99% delas eram de pequeno porte. Esse é apenas um dos reflexos da importância da estratégia de transformação digital. Com a baixa circulação de pessoas durante o período, negócios que se mantinham apenas no formato físico passaram por maiores dificuldades. 

Sendo assim, a transformação digital envolve uma mudança em toda a cultura de uma organização. Mas é preciso dedicação e constância na busca por resultados. Lembrando que não é necessário reinventar a roda, e sim entender e se adaptar aos requisitos do mercado como um todo e, principalmente, dos consumidores. 

Assista ao nosso Webinar e veja como o design de serviço e suas ferramentas de co-criação podem impulsionar a inovação e a transformação digital. 

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