Logo Ivory

Categorias

Quais os segredos das maiores empresas que apostaram em transformação digital?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Engana-se quem pensa que grandes empresas, como Google, Nubank e Netflix, são bem-sucedidas apenas por terem muito lucros e milhares de consumidores. A rapidez dessas organizações em se atualizarem e adequarem seus processos de acordo com a demanda do mercado são alguns motivos. Entretanto, a decisão em comum, e necessária, que elas tomaram para ganhar destaque foi a transformação digital

Se você quer participar da construção do futuro e manter a sua empresa competitiva, é essencial saber sobre transformação digital e qual a sua importância. Por isso, neste post, vamos trazer mais informações sobre os negócios bem-sucedidos e as razões pelas quais eles foram (e ainda são) um sucesso.

Leia também: Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar

Por que as empresas estão passando por uma transformação digital?

Em resumo, a transformação digital é um processo de mudança da empresa para o digital. A tecnologia passa a ter um papel fundamental na estratégia do negócio. Seja qual tamanho for o tamanho dele, pequeno, médio ou grande, a transformação digital é para todo mundo e pode ser adotada de forma gradual, desde que realizado um bom diagnóstico. 

O que antes era considerado um diferencial, agora se tornou urgência e uma condição básica para sobreviver em meio à sociedade tecnológica. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), 80% das empresas aceleraram pelo menos alguns programas de transformação digital em 2020.

A pesquisa ainda mostra os três principais programas de aceleração bem-sucedidos:

– Fortalecimento da cibersegurança;

– Aprimoramento dos recursos de trabalho remoto;

– Remodelação das experiências digitais para clientes e funcionários.

 

3 empresas que são referência em transformação digital e viraram case de sucesso 

Sabemos que os avanços da tecnologia proporcionam impactos significativos para as organizações e também para a sociedade. Por essa razão, é importante que as empresas entendam a urgência de romper com os meios e processos tradicionais e iniciarem a digitalização e a automação.

Por isso, trouxemos três exemplos de grandes empresas que promoveram transformações em suas estruturas e que, hoje, são inspirações para aquelas que desejam manter sua competitividade no mercado. 

Nubank  

Um dos pilares da transformação digital é realizar seu serviço/produto focado na experiência do cliente. É preciso pensar em formas criativas e inovadoras de atender às demandas, necessidades e desejos do público.

Desde 2013, a fintech encara o desafio de competir com um mercado tão difícil e acirrado, que é o financeiro. Como sua maior estratégia, o banco atua com uma proposta disruptiva e inovadora, o pilar do foco total no cliente e sua experiência. 

  • Se em outros bancos os clientes precisavam esperar horas para resolver até o mais simples dos problemas, no Nubank as soluções se tornaram rápidas e práticas.
  • Se em outros bancos o serviço de atendimento ao cliente era terceirizado, na startup, toda a equipe de atendimento é interna.
  • Se em outros bancos os clientes precisavam esperar a abertura da agência para resolver seus problemas, agora ele pode resolver a qualquer hora e local. 

A empresa não precisou passar por uma transformação, mas seu surgimento só se deu por conta da digitalização de processos. Em 2017, ela foi além e criou um novo produto de sucesso: uma conta totalmente digital, a NuConta. A maior promessa era a de que todos os serviços dos bancos tradicionais poderiam ser feitos através do celular. 

Enquanto grandes bancos ainda estão em processos de digitalização e transformação digital, o Nubank já nasceu como resultado dessa transformação do mercado financeiro.

Google 

A transformação digital não diz respeito apenas à tecnologia e novas ferramentas, mas sim sobre estratégia, liderança e novas maneiras de pensar. 

Criada em 1997, a gigante da tecnologia Google, foi fundada por Larry Page e Sergey Brin. Hoje, uma multinacional on-line, referência mundial quando falamos sobre tecnologia. 

A empresa foi crescendo e se valorizando ao longo da história, mas não seria o que é hoje se não fosse incentivo à cultura de inovação. Uma cultura de inovação pressupõe um ambiente colaborativo e não competitivo, em que as ideias de todos, independentemente do cargo, podem e devem ser ouvidas e consideradas.

Por isso, para alcançar o sucesso é preciso identificar uma necessidade, uma falha ou uma possibilidade de melhoria e, pensando fora da caixa, propor uma alternativa. Com base nessa política, o Google mantém sua posição de destaque dentro do mercado de tecnologia, visto que constantemente oferece aos seus clientes novos produtos e serviços inovadores. 

Netflix 

O que era uma simples locadora de DVDs, que enviava para seus clientes via correio, hoje, a Netflix é a maior e mais popular plataforma de streaming de filmes e séries. 

Em 1999, a ideia inicial de locação de DVDs acontecia de forma on-line e a plataforma tornou possível o pagamento de uma taxa fixa por mês para assistir quantos filmes o usuário desejasse, algo muito similar ao formato atual. 

Como a Netflix oferecia aos seus clientes um serviço mais cômodo e acessível, ela foi ganhando notoriedade no mercado e crescendo cada vez mais. Isso fez com que ela ultrapassasse a gigante do mercado, na época, a Blockbuster. Sua rapidez em adaptar-se e a busca constante pela inovação, fez com a Netflix chegasse ao atual modelo de streaming. 

Não é somente o serviço digital que ganha da concorrência, mas a utilização a sua tecnologia para fornecer novos formatos e melhorar a experiência do usuário. Além disso, a grande sacada para o crescimento da Netflix foi, sem dúvida, a facilidade em se adaptar, pois, diferentemente do senso comum seguido pela Blockbuster, em time que está ganhando se mexe, sim. 

Em um mercado onde a maioria das empresas que não se atualizam não sobrevive por muito tempo, o sucesso da transformação digital é imprescindível para a capacidade competitiva, tanto atualmente, quanto no futuro. Por isso, ter parceiros especializados em serviços para implementar uma transformação digital de sucesso é mais que necessário. 

Você pode contar com as nossas soluções para se tornar cada vez mais digital e inovador. Clique aqui e fale conosco. 

Veja também

Fale com um consultor

Fale com um consultor